INTRODUÇÃO
A Biblioteca Escolar da Escola Estadual
André Antonio Maggi, com o objetivo principal de incentivar a leitura no
interior e no exterior do espaço escolar, reconhecendo a necessidade desse
hábito, procura nortear neste aspecto ao conhecimento dos diferentes gêneros
textuais.
O Bibliotecário realiza o trabalho de
organização dos acervos expondo-os nas prateleiras por literaturas e gêneros
textuais exemplo: poesias, contos, lendas, quadrinhos, etc. Democratizando e
aproximando de forma coletiva professores, alunos, funcionários, gerando
cidadãos críticos e responsáveis, valorizando o respeito, a construção coletiva
e individual dos diversos saberes.
Nas
práticas pedagógicas de leitura ajuda a estabelecer um meio que o ensino e a
aprendizagem, onde os educadores e seus pares coordenem e delineie a identidade
da escola, na busca de uma nova forma de revelar as idéias e a razão da
atividade na realização do enriquecimento cultural dessa prática, contribuindo
como algo fantástico que é o de se encontrar no ser humano.
II- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A
concepção de linguagem deve considerar que a leitura é uma atividade humana,
uma ação produtora de sentido. Isto requer assumir que o leitor não é visto
como um repetidor passivo e que o sentido é algo dado, pronto no texto, à
disposição do leitor. Pelo contrário, trata-se de uma relação a ser
estabelecida por um sujeito, como ser psicológico.
Ensinar
a ler e aprender a ler para atender à dinâmica da sociedade e para compreender
a diversidade de funções que a escrita hoje requer. É, portanto, condição para
o processo de construção do conhecimento e para a apropriação dos bens
culturais.
Uma prática de ensino da leitura pautada
na determinação de objetivos, e nesse sentido que o leitor se propõe a alcançar
como a leitura é crucial, porque determina tanto as estratégias responsáveis
pela compreensão, quanto o controle que, de forma inconsciente, vai exercendo
sobre ela, à medida que lê. Tradicionalmente, na escola, o aluno é levado a ler
sem saber para que, o que, sem dúvida, acarreta sérias consequências na
formação do leitor.
III – JUSTIFICATIVA
Este Projeto de Leitura, trata de um assunto elevado
interesse, devido a grande importância existente no espaço educativo, servindo
como base, estabelecer uma proximidade das atividades literárias nas diversas
ações interdisciplinares , e mediar uma parceria da escola com a comunidade
escolar, com outras entidades Vicentinos, Apae, Hospital Regional, Cometa
Motocenter, Corpo de Bombeiros e Guardas de Trânsitos, etc. Levando a leitura
para além dos muros da escola.
IV-OBJETIVOS GERAIS
*Dinamizar o trabalho da Biblioteca
extra escola;
* Divulgar
os acervos e oportunizar uma cultura de linguagem interdisciplinar na tarefa de
formação de novos leitores em todas as áreas de conhecimento;
* Incluir parcerias de projetos de outros
profissionais ligados a este tema, integrando-os como colaboradores ou
animadores literários;
V-OBJETIVOS ESPECÍFICOS
*Proporcionar aos alunos e educadores à
aproximação com a diversidade de gêneros e textos verbais ou não verbais;
*Promover
um incentivo democrático e reconhecer, enfatizar a cidadania literária, gerando
uma criticidade textual de alunos e educadores;
VI-METODOLOGIA
- Pesquisa bibliográfica;
- Apresentação em Slides, para a comunidade escolar;
·
Apresentações
com participação de alunos, com textos recitados, teatros e músicas, cartazes,
desenhos, feiras ,etc;
·
Leituras
cotidianas dentro e fora da sala de aula; Uma hora de leitura todas as quartas
feiras, no 1º horário de cada turno;
VI-DESENVOLVIMENTO
O
Projeto de leitura inicia-se a partir de 27/02/2013, com o “Momento da
Leitura”, onde as salas de aulas de forma interdisciplinar lêem as diversas
literaturas, continuando todas as quartas-feiras no 1º horário.
Na
data de 10/04/2013, a Professora Rosângela Paula visitou pela primeira vez ,
como parte do Projeto Leitura Interativa a Casa do Peregrino Vicentinos, foi
uma manhã de interatividade dos alunos do 9º ano “B”, da professora, com uma leitura do Conto a Lebre e o Gênio da
Selva, onde todos gostaram do texto, e de estarem levando um pouco de alegria e
conhecimento aos internos. Eu, Célio, bibliotecário e coordenador do Projeto,
sinto que serviu de aprendizado de vida e por estarem expressando o
conhecimento.
Novamente
em 12/04/2013, com outra turma do 9º ano A, as alunas prepararam uma música
gospel onde os internos prestaram assistiram com atenção, e mais uma vez a
aproximação dos educandos com aqueles que por um fato do destino estão lá
vivendo faz com que estes reflitam os modos de vida, distribuindo um abraço, um
aperto de mão e carinhos que estes não tiveram de suas famílias.
Fotos turma 9º ano B
Fotos 9º ano A
VII Considerações
Finais
A leitura está ligada com os sujeitos sociais,
educadores e alunos com a comunidade escolar que compreendam que a leitura se
vê em suas diferentes dimensões – o dever de ler, a necessidade de ler e o
prazer de ler.
O educador procura desenvolver no aluno a capacidade
de compreender textos orais e escritos e de assumir a palavra, produzindo
textos em situações de participação social, o que se propõe ao ensinar
diferentes usos da linguagem é o desenvolvimento da capacidade construtiva e
transformadora. O exercício do diálogo na leitura, na contraposição e
argumentação de idéias é fundamental na aprendizagem da cooperação e no
desenvolvimento de atitudes de confiança, de capacidade para interagir e de
respeito ao outro.
A Biblioteca escolar se encontra neste
sentido o de relacionar texto e traduzir vozes para outros espaços e lugares,
incentivando uma maior cultura para mais pessoas e de diversas formas: teatro,
música e outros tipos de textos, imagens, figuras,sempre ligada com todos os
educadores da escola, desde a limpeza até a cozinha e a sala de aula.
VIII-BIBLIOGRAFIAS
Pesquisa bibliográfica;
ESCOLA CICLADA DE
MATO GROSSO- SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO CUIABÁ 2000 ,P. 120;
PARÂMETROS
CURRICULARES NACIONAIS: Língua Portuguesa 5ª a 8ª séries;
BIBLIOTECA ESCOLAR
E PRÁTICAS EDUCATIVAS, O MEDIADOR EM FORMAÇÃO,
SOUZA, RENATA JUNQUEIRA DE, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, FNDE, 2010;
ESTRATÉGIAS DE
LEITURA, SOLÉ, ISABEL, PORTO ALEGRE, EDITORA:ARTMED; 1998, 6ª EDIÇÃO, FNDE,
2010;
PARCEIROS:
PROFESSOR DE
EDUCAÇÃO FÍSICA: MARCIO FERNANDES; LEITURA DIRIGIDA;
PROFESSORA DE LINGUA PORTUGUESA- ROSANGELA PAULA- LEITURAS DIVERSAS;
PROFESSORA DE LINGUA PORTUGUESA- ROSANGELA PAULA- LEITURAS DIVERSAS;
Professores: Todos
de 1º ao 9º ano nas atividades de leitura;
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